Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

Captura de ecrã 2016-07-20, às 10.41.58.png

 

1) Uma vez diabético, toda a vida diabético

Nem sempre isso corresponde à verdade. Sobretudo, no caso da Diabetes Tipo 2. Uma reeducação alimentar, uma perda de peso efetiva, a medicação adequada e exercício físico regular podem reduzir em permanência os níveis de açúcar no sangue e reverter a situação. Mas não pense já nisso. Encare isto como uma doença crónica e que será um parceiro para a vida. Faça o melhor que puder. E sempre que tropeçar, pense que "amanhã será melhor". Não se recrimine. Mas também não se desresponsabilize.

 

2) A diabetes é um problema dos gordos

Não, não é. É verdade que a obesidade e o sedentarismo são importantes condições favoráveis para que a diabetes se desenvolva, mas sendo uma doença hereditária, pode não estar relacionada com a obesidade. Há muitos magros diabéticos. Portanto, cuidado com essas certezas absolutas do tipo "eu não sou gordo, portanto posso tudo". Não, não pode. 

 

3) Os diabéticos só podem comer coisas para diabéticos

Já aqui temos falado muito desta matéria. Não é verdade. Os diabéticos podem comer tudo. Há umas que não devem (e têm de ter consciência disso), mas podem. Os regimes alimentares dos diabéticos não são tão restritivos como as pessoas pensam, ou como eram há alguns anos. Controlar a ingestão de hidratos de carbono, sobretudo os açúcares, é o mais importante. A alimentação de um diabético deve ser como a de uma pessoa saudável: o mais variada possível, com legumes e saladas em quantidade e menos gordura e sódio (sal). Atenção aos alimentos processados, que têm "aditivos" para manterem prazos de validade mais duradouros. Mas essa não é uma preocupação exclusiva dos diabéticos.

 

4) Os diabéticos não podem comer açúcar

Claro que podem. E devem. A glicose (açúcar no sangue) é essencial à vida. O nosso organismo utiliza o açúcar para produzir energia indispensável ao funcionamento normal dos vários órgãos e tecidos. É evidente que o açúcar em demasia provoca excesso de peso, concorrendo para a Diabetes, mas não se pode dizer que os diabéticos não podem comer açúcar. Tal como não se pode dizer que "os diabéticos não podem comer doces ou sobremesas". Podem, desde que inseridos num plano alimentar controlado. Tal como acontece com qualquer pessoa saudável: se comer arroz doce, molotof, baba de camelo, pudim abade de priscos, ovos moles, bolo de bolacha, torta de chocolate, leite creme, tarte de amêndoa, tiramisu, mousse de chocolate, sericaia, farófias e pudim de caramelo em cada uma das 14 sobremesas de uma semana, é capaz de não ficar bem tratado.

 

5) Os sumos naturais, sem gás, não fazem mal. São naturais.

É um dos maiores mitos e uma das maiores armadilhas para diabéticos. Atenção aos sumos naturais acabados de espremer. Tomar ao pequeno almoço um sumo de laranja natural feito na hora é uma injeção de açúcar brutal. Em primeiro lugar, porque a fruta tem açúcar (frutose). Em segundo, porque um sumo contém quatro ou cinco laranjas. Em terceiro lugar, porque quando esprememos as laranjas estamos a deixar de parte o mais importante, a sua fibra, que ajuda a frutose a ser absorvida mais lentamente. Um sumo de laranja natural pode ter uma bela dose de vitaminas, mas pode corresponder a quatro ou cinco pacotes de açúcar de uma só vez. E se lhe juntar açúcar, porque o sumo está amargo, então... pior ainda.

 

6) Os diabéticos não podem comer fruta.

Ora essa? Não podem? Podem, podem Podem e devem, porque a fruta faz parte de um regime alimentar adequado e variado. Segundo os especialistas, um regime adequado deve conter duas a três peças de fruta por dia. Mas, porque a fruta tem frutose, açúcar de absorção rápida, deve ser sempre acompanhada da ingestão de fibra. Então é assim: sempre que possível, lave a peça de fruta e coma-a com casca (é na casca que se concentra a maior parte da fibra). Acompanhe a ingestão da peça de fruta com duas bolachas sem açúcar ou duas tostas ricas e fibra. 

 

7) Os diabéticos não podem comer bolachas

Podem. Nãpo convém andar a comer Oreos a torto e a direito, mas os diabéticos devem ter consigo bolachas de baixo índice glicémico e de alto teor de fibra. Atenção às bolachas light, que para intensificar o sabor, têm mais gordura, ou seja, contribuem para aumentar o peso. Não é isso que queremos Mas há no mercado hoje uma gama variadíssima de bolachas que podem ser comidas por diabéticos: com baixo valor glicémio, sem açúcar adicionado, e com alte teor de fibra.

Captura de ecrã 2016-07-20, às 10.21.40.png

 Vejamos este exemplo. Trata-se de uma conhecida marca de bolachas dietéticas, sem açúcar adicionados e de alto teor de fibra. Como se vê na informação nutricional no rótulo, uma bolacha tem 24 calorias, 0,9 gramas de gordura, 3,2 gramas de hidratos de carbono, 0,1 dos quais de açúcar. Cada bolacha fornece 1,4 gramas de fibra. Ou seja, se comermos três bolachas destas, ingerimos 0,3 gramas de açúcar e 4,2 gramas de fibra.  Excelente!

Captura de ecrã 2016-07-20, às 10.21.21.png

 

Vejamos, por outro lado, o exemplo de um pacote de bolachas muito populares, com passas. Informação de cada bolacha: 30 kcal, 1 grama de gordura (até aqui não há grande diferença). O pior vem a seguir: 2,1 gramas de açúcar e apenas 0,2 g de fibra. Se comermos três bolachas destas, ingerimos 6,3 gramas de açúcar e apenas 0,6 gramas de fibra. Mas há mais um problema: será que alguém consegue resistir e comer apenas três bolachas corintias? Pois...

 

8) Nunca mais vou poder comer pizza na vida!

Não? Então porquê? Fez alguma promessa? É claro que vai poder comer pizza na vida. E massas e arrozes. E fast food. Não vai poder comer isso todos os dias, nem todas as semanas. Mas uma vez por outra não tem mal. Compense no dia seguinte. Vigie os seus valores de açúcar do sangue, cumpra a lei das equivalências. Comi hidratos a mais ontem? Hoje tenho de compensar.

 

9) Não te chegues a mim, tenho diabetes.

A diabetes não e contagiosa, ok? Os diabos não saltam de um corpo para o outro. As causas são genéticas e, no caso do Tipo 2, associadas ao estilo de vida (alimentação, obesidade, sedentarismo), mas não é uma doença contagiosa.

 

10) Vou passar a injetar-me todos os dias com insulina.

Disparate. A insulina ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue normais mas não é a única medida eficaz para que o diabético evite complicações a longo prazo, tal como não é o passaporte para a cura da doença. Os diabéticos tipo 2 podem não necessitar de administrar insulina para o tratamento da doença. Na maior dos casos, os antidiabéticos orais, uma reeducação alimentar e exercício físico adequado podem ser suficiente em grande parte da vida para manter a glicemia controlada. Com o avançar da idade, o corpo produz menos insulina e aí pode acontecer ser necessário administrar insulina.

 

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


56 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 20.07.2016 às 22:09

Gostei muito
Imagem de perfil

De Nuno Azinheira a 21.07.2016 às 09:16

Obrigado, "Anónimo". É bom saber que estas "Motivações, desafios e frustrações de um diabético em busca de melhor qualidade de vida" são acompanhadas e apreciadas. Volte sempre. E comente. :)
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 31.03.2022 às 17:26

Boa tarde!!!muito esclarecedora as dicas!!!!obrigada!!!!
Sem imagem de perfil

De Fernanda Gomes Ferreira a 16.07.2017 às 23:48

Muito obrigada pelas dicas, já a minha médica me tinha dito que podia comer de tudo, só com moderação, e não é que em 2 meses perdi 8K?

Mas agora estou mais informada sobre outros alimentos. Obrigada

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 15.01.2021 às 14:29

Adorei essa explicação, quando fui diagnosticada com diabetes tipo 2 a 6 mêses, achei que era o fim, mas hoje já estou bem mais tranquila, minha glicose durante o dia não passa de 140 é só tomo medicação uma vez por dia, claro tenho uma dieta bem controlada. Porém tenho muitas dúvidas ainda como eu posso comer catupiry?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 25.07.2018 às 00:07

Apreciei esta sua explicação aqui , estimado Nunes . De fato são informações que faltam na nossa sociedade ... como DM1, apenas foi citado a questão de insulina para DM2 ... mas para DM1 , e inevitavel a dependencia de injeções diarias de insulina .... so faltou incluir a informação aqui . Mas de qualquer forma , tem meu PARABENS por este informativo disponibilizado !
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 25.07.2018 às 00:08

ah ... desculpe minha dispersão , amigo Nuno , rs
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.11.2018 às 20:10

Adorei,
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.11.2018 às 20:11

Adorei,imenso foi tudo bem claro. Obrigado
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 17.11.2019 às 17:02

Adorei ,estava pirando rsrs agora com suas informações estou mais calma já vai dar para sobreviver rsrs 👍😘
Sem imagem de perfil

De Ivan a 09.12.2019 às 10:36

Estou admirado com esses esclarecimentos. Muito obrigado.
Sem imagem de perfil

De Maria José Braguez a 25.07.2016 às 11:22

Belíssimo texto, parabéns.
Imagem de perfil

De Nuno Azinheira a 25.07.2016 às 13:47

Olá Maria José.
Obrigado pelo seu comentário. Fico contente pela sua reação. O que procuro aqui no blogue é partilhar a minha experiência do dia-a-dia e transmitir alguma informação útil a quem é diabético, a quem convive com diabéticos ou a quem, pura e simplesmente, pretende ter uma vida mais saudável.
Continue por cá. E a interagir. Juntos somos (sempre) mais fortes!
Um abraço
Sem imagem de perfil

De Maria José Braguez a 26.07.2016 às 22:00

Tal como você também sou diabética, mas ainda não consegui atingir esse nível de força de vontade que demonstra ter, espero que o seu exemplo me ajude.
Imagem de perfil

De Nuno Azinheira a 29.07.2016 às 21:31

Vai conseguir. Acredite em si :)
Sem imagem de perfil

De Jorge Oliveira a 25.07.2016 às 11:26

Muito bom. Parece que me estou a rever pois sou diabético tipo 2.
Ainda bem que há mais pessoas como eu que conseguem comer de tudo e ir gerindo da melhor maneira.
Imagem de perfil

De Nuno Azinheira a 25.07.2016 às 13:55

Olá Jorge
Obrigado pelo seu comentário, que é muito importante para mim. O que eu procuro no blogue é descomplicar a diabetes. Não é retirar-lhe importância, é apenas descomplicar. E provar que é possível comer de tudo e com responsabilidade. Continue nessa luta. Eu também. E vá aparecendo por aqui. Obrigado.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 22.09.2018 às 06:43

Simplesmente excelente!
Imagem de perfil

De Gracinha a 25.07.2016 às 11:32

Gostei muito :) não sou diabética mas insulino-resistente :) boa informação
Imagem de perfil

De Nuno Azinheira a 25.07.2016 às 13:52

Olá Gracinha, obrigado pelo seu comentário.
Fico sempre feliz por sentir que os meus textos, que procuram ser informativos mas sempre com uma pitada de humor, façam sentido para que os lê. Embora, como sempre tenho escrito, eles têm é de fazer sentido para mim, para me ajudar nesta batalha diária por uma vida melhor.
Obrigado e continue por cá. Juntos somos sempre mais fortes!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 31.10.2019 às 16:30

Muito obrigado pelo esclarecimento sobre alimentação.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 25.07.2016 às 12:30

Sou diabético tipo II e tenho ainda algum excesso de peso. Um médico aconselhou-me a evitar ao máximo o açúcar e os hidratos de carbono. Destes, só muito excepcionalmente passo dos 20 gramas por dia; em regra, devo consumir entre 10 e 15 gramas (líquidos) diários. Já perdi cerca de 15 quilos, sinto-me extraordinariamente bem, a minha medição da glicemia em jejum anda entre os 80 e os 90. Quanto aos comprimidos à base de metformina, que só fazem bem à indústria farmacêutica, já deixei há muito de os tomar, por não precisar deles para nada.
Imagem de perfil

De Nuno Azinheira a 25.07.2016 às 13:45

Olá "Anónimo".
Obrigado pelo seu comentário. Como sempre digo por aqui, não sou médico, portanto, não me dou ao luxo de tecer qualquer opinião sobre o que são as recomendações do seu médico. E se o seu médico diz-lhe para não tomar comprimidos, quem sou eu para dizer o contrário ;)
De resto, força nessa batalha para perder os quilos a mais. Quinze já é ótimo! Parabéns e continue. Estamos juntos na batalha!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 25.07.2016 às 15:11

O meu peso ideal anda à volta dos 64-65 quilos e peso, neste momento, 71 quilos. Não me falta muito, é certo, mas, pelo que leio, esta é, talvez, a fase mais difícil, devido a alguma resistência à insulina e intolerância à glucose - o habitual nestes casos.
Obrigado pelas suas palavras. Vamos continuar JUNTOS nesta batalha.
Imagem de perfil

De Nuno Azinheira a 25.07.2016 às 18:06

Já falta pouco! Nada de desistências agora :)
Imagem de perfil

De Marta Elle a 25.07.2016 às 15:12

O 9 também se aplica ao cancro, não é contagioso, mas infelizmente algumas pessoas com quem eu falava na net afastaram-se de mim. Paciência !
Imagem de perfil

De Nuno Azinheira a 25.07.2016 às 18:08

Sabe, Marta, a ignorância só se combate com formação e sem desistências. Mas também quem deixou de se dar consigo é porque não merecia a sua amizade. Paciência! ;)
Sem imagem de perfil

De Susana a 25.07.2016 às 17:00

Excelente !!!
Imagem de perfil

De Nuno Azinheira a 25.07.2016 às 18:07

Obrigado, Susana.
Os seus comentários são muito importantes para mim. É bom sentir que do outro lado do espelho há gente a olhar para nós ;)
Continue por aí.
Sem imagem de perfil

De joao jesus a 10.05.2017 às 17:57

Excelente texto, desdramatiza o papão da diabetes. Assim aja responsabilidade. Muito obrigado.
Sem imagem de perfil

De Vasco Bordado a 06.08.2017 às 17:35

Gostei muito. Só que o meu problema é ganhar peso já que a dieta que sigo "trata-me" bem do nível de glicémia mas faz-me perder peso. Será que um suplemento apropriado pode ajudar?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 25.08.2018 às 18:58

Os diabetes a sobe quando se come ou se não comer a miúdo
Sem imagem de perfil

De Joel Pereira a 10.01.2018 às 14:14

Bom dia!
Fique sabendo que sou diabético do tipo 2 a pouco mais de 2 meses. Tenho 47 anos e minha diabete não está alta.
Ao ler artigos pela web, e vi tanta coisa ruím sobre diabetes que dá até um certo ar de depressão!

Quero parabenizar por esse texto bem objetivo, prático e simples, e altamente motivacional.

Muito obrigado pelas dicas.

Abcs.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 03.06.2018 às 15:22

EU AMEI SABER TUDO SOBRE DIÁBÉTICOS POIS ESTOU MEIA PERDIDA AGORA EU FIQUEI SABENDO QUE TENHO DIABETIS E TENHO 75 ANOS

Comentar post


Pág. 1/4



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.